Como Funciona o Marketing Digital e o que é? (Resumidamente)

O Marketing Digital nada mais é do que um conjunto de ferramentas e estratégias que as empresas, pessoas ou microempresários utilizam para poder atrair, encantar e conquistar novos clientes, criar uma marca, um nome ou uma identidade para seus negócios através das Mídias Digitais. Podemos classificar como Mídias Digitais tudo aquilo que está associado a internet ou os meios de informações digitais, comunicações visuais e gráficas através de dispositivos eletrônicos, tais como Smartphones, Tablets, Computadores, SmartTvs dentre outros.
Esse conjunto de dispositivos associados as Ferramentas para Marketing Digital constituí as Mídias Digitais. Existem também outros tipos de Mídias, como por exemplos as Redes Sociais ou Mídias Sociais. Que podem também se encaixar na categoria de ferramentas pois tem uma grande potência no alcance de novos clientes.

 

O poder das Mídias ou Redes Sociais são tão avassaladores que todas as empresas que trabalham com MD  as utilizam de maneira gigantesca em seu dia-a-dia. Elas tem a capacidade de levar seu produto, infoproduto, empresa, marca ou nome até o outro lado do mundo em questão de segundos. Tudo isso graças ao avanço e a grande mudança na Internet e na Rede.

Para o Post não ficar muito extenso iremos tratar aqui apenas sobre o Marketing Digital , pois o assunto em si abrange muito e é muito extenso. Então para a leitura não ficar cansativa criaremos outras postagens relacionadas ao MD.

 

É inacreditável o que um computador nas mãos certas, algumas ferramentas e a  internet podem fazer por uma empresa
ou por uma pessoa. Antigamente se fazia anúncios nos classificados dos jornais impressos. Era a ferramenta mais atual. Depois algumas revistas usavam algumas de suas páginas para publicidade, com o passar do tempo as ferramentas foram se sofisticando, podemos citar a internet e alguns poucos sites de vagas e de publicidade, depois inúmeros sites de empregos e RH, folhetos, panfletos, cartões e uma centena de tipo de mídias diferentes para se fazer publicidade. Quem não se lembra daquelas faixas de tecidos? Pois é hoje em dia a maior parte da publicidade e do marketing empresarial é digital. Quero a seguir dividir com vocês algumas maneiras de Marketing Digital , porém não nos aprofundaremos nesse post!

 

Maneiras de usar o Marketing Digital de forma Eficaz!

  • Blogs!

Sem dúvida nenhuma o blog é umas maneiras mais ágeis para controlar suas publicações e liberar seu conteúdo na medida certa e na hora certa.
Com um Blog, você ou sua empresa consegue ter um total domínio do seu publico, tanto os já alcançados como os futuros “Prospectos”Sem dúvida quem quer trabalhar com Marketing Digital  precisa necessariamente ter um Blog pois o mesmo além de facilitar ele complementa, implementa e agiliza todo um processo de controle seja de conteúdo, quanto de planejamento e estrutura. Existem várias maneiras de se fazer um BLOG. Pode ser feito na “unha” ou seja no código no caso de um “desenvolvedor mais experiente, porém isso levaria muito tempo, pode-se também  utilizar plataformas online apenas montando o layout com o famoso “arrasta e solta” para os menos experiente em Desenvolvimento Web ou pode-se usar plataformas de desenvolvimento. Existem alguns no mercado bem interessantes como o Drupal, Joomla, Blogger e o melhor de todos WordPress. Sem dúvidas a melhor plataforma é o WordPress. Em Breve irei fazer uma postagem sobre ele. E uma série de aulas já estão sendo produzidas sobre como criar um Blog com WordPress. Se você não quer ficar de fora e quer receber dicas dessas aulas já assina nossa NewsLetter do lado direito da tela… como na figura ao lado ==>

Os Blogs são as principais ferramentas pois contam com uma série de plugins, widgets e ferramentas que facilitam a vida do “Marketeiro”.

 

  • Redes Sociais!

Se você unir o poder das Redes Sociais  com o poder dos Blogs  sem dúvidas o seu Marketing Digital  será invencível, e logo seus resultados serão extraordinários e surpreendentes. Não tem como comparar essas ferramentas pois elas conseguem unir pessoas de diversos lugares ao redor do mundo com interesses incomum. Porém algo acontece aqui nesse universo, você não consegue controlar de maneira eficaz como nos blogs pois os usuários das redes sociais podem fazer comentários públicos em suas postagens, denunciar, bloquear ou simplesmente decidir não ver mais aquilo que você postou. Por outro lado você consegue obter um impulsionamento de maneira gigantesca. Logo em breve também iremos ensinar como impulsionar suas publicações nas melhores Redes Sociais.
As Redes Sociais mais utilizadas hoje em dia são, Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagran , Youtube e por incrível que pareça apesar de não parecer uma rede social o WhatsApp está entre essa lista. Mesmo sendo um comunicador de mensagens Instantâneas, ele vem sendo usado para Marketing Digital  graças a duas funções… Os grupos e as listas de transmissão que o mesmo permite você criar.

Existem muitas outras redes, como as do Google+ por exemplo, SnapChat, Pinterest, Tumblr,  enfim uma variedade, porém essas citadas acima são as mais usadas para o MD. 

Ainda dentro dessa categoria quero colocar algumas ferramentas que podem ser aliadas, como o Viber, o Telegram, o WeChat que pode inclusive receber e efetuar pagamentos, Zoom Meeting onde você consegue fazer reuniões e vídeo conferencias, além de Webnários e claro que eu não poderia deixar de falar nele… O Skype. O Substituto do MSN. Acredito que esses outros poderiam também entrar para uma classificação de comunicadores no caso de contato direto. Todavia eles servem para envio de conteúdo. Isso me faz colocar aqui junto e aliado as redes sociais. Existem muitos outros, porém quero citar esse pois são os que eu uso. No nosso curso serão detalhados todas as ferramentas e outras além dessas. Por isso não deixe de se cadastrar em nossa NewsLetter.

Praticamente as Redes Sociais englobaram dentro do si diversos mecanismos e meios de comunicação que tínhamos antes como os mais avançados e evoluídos.

 

  • Marketing por Vídeos ou Vídeos Marketing! 

Sem dúvidas nenhuma existem dias que estamos tão cansados que não queremos parar para ler postagens nem aprender nada que seja de maneira escrita. É ou não é verdade?
Mas se nos depararmos com um vídeo onde o seu título seja um título interessante até paramos para analisar. Pois não precisaremos nos cansar e forçar nossa mente lendo, o áudio  já nos ajuda a captar a mensagem. De uma maneira simples e rápida o vídeo também passa uma mensagem de maneira mais clara e mais instrutiva. Por isso a maioria dos conteúdos de Marketing Digital que possuí vídeo em seu conteúdo acaba se tornando mais relevante e tendo um alcance maior. Isso consequentemente tornam os resultados melhores. Não é atoa que o YOUTUBE é a melhor plataforma. Quase 99,9% de todo seu conteúdo é por vídeo. Exceto por algumas informações nas descrições de alguns vídeos. Os vídeos tem um poder de gerar um tráfego orgânico muito forte nos Sites ou Blogs, claro que aliados a títulos chamativos. Você acabará gerando mais visitas em sua plataforma e dará mais valores ao seu conteúdo.

Existem inúmeras ferramentas para edição de vídeo, diversos tipos de câmeras e modelos no mercado, o que vale de cada profissional ou cada empresa se adequar dentro do seu orçamento. O que não deve ser descartado é o Marketing por Vídeo. Pois sem dúvidas ele gera muito trafego desde que se tenha um conteúdo atrativo. Vale ressaltar pra quem está começando que os vídeos não podem ser muito longos, pois as pessoas não irão assistir até o final a menos que o conteúdo seja de altíssimo nível.

 

  • E-mail Marketing e algumas Ferramentas!
Simbolo do MailChimp

Há uma grande controvérsia a cerca do uso ainda do E-mail. Porém eu posso dizer por experiência própria que em nossa agência, e em várias outras que mantemos contato, quase sempre o contato se inicia por e-mail. Salvo os casos onde usamos o WhatsApp   para uma conversa mais formal em determinado setor. O E-mail   é a porta de entrada para o contato com seus assinantes e/ou futuros clientes. É através dele e de uma lista que seu público vai escolher os conteúdos que lhes interessam, autorizar o envio de mensagens, publicidades ou orçamentos, além de ser através dele algumas respostas ou campanhas automatizadas. Mas precisamos entender que para um público grande, não adianta termos somente uma conta de e-mail, pois a demanda de respostas em uma eventual campanha seria grande demais e tomaria muito tempo. O Ideal seria aliar sua conta de e-mail a algumas plataformas de automatização de mensagens. O WordPress  é uma ferramenta muito “ninja” para isso, pois conta com uma série de pluginswidgets adaptados para essa função. Eu gostaria de destacar á vocês dois dos que eu utilizo de mais eficientes. Um deles é sem sombra de dúvidas o mais completo mesmo na versão Free… é o MailChimp  onde você pode criar listas de e-mails, campanhas, templates e layouts, inserir campos, criar categorias para onde seus contatos serão direcionados, personalizar suas mensagens e diversas outras opções. As funcionalidades dele são diversificadas. E quando você utiliza um plugins para WordPress chamado MailChimp for WP, ainda se consegue editar o layout e o html direto no código. Para os entendedores de HTML é claro rsrs. Outro não menos importante e muito eficaz é o JetPack, ele conta com uma série de outras ferramentas além de componentes para SEO. Que falaremos em breve. Porém quero dar uma dica muito importante.

Logo do Plugin JetPack para WordPress

PS:  Não adianta ter uma lista de contatos gigantesca e sair mandando e-mail para listas compradas como um spam ambulante que seus resultados serão catastróficos. O Ideal é você ter um bom conteúdo, algo que as pessoas se interessem e queiram receber, mensagens, promoções, brindes, campanhas que sejam de seus interesses, caso contrário seus e-mails irão para a lixeira. Por isso a importância de sua lista, assim todos os cadastrados em sua NewsLetter  estarão lá justamente por estarem interessados em seu conteúdo.  Por isso todo cuidado ao criar e desenvolver um conteúdo relevante ainda sim é pouco. 

Quero deixar uma outra dica ainda sobre e-mails. Você já recebeu e-mail de alguém te oferecendo algo, fazendo uma campanha de marketing  e quando você decide responder o tal e-mail se deparou com endereços do tipo …”empresadofulano@gmail.com , empresadobeltrano@yahoo.com.br ou ainda empresadocicrano@hotmail.com”? com toda a certeza é algo que nos faz parar e pensar: “se esse produto ou campanha é bom e sério como eles não tem um domínio próprio?”.  Essa é uma das primeiras coisas que eu observo quando recebo algum e-mail marketing.  É no minimo muito feio e pra mim anti-profissional. Se você ou sua empresa quer ter PRESTÍGIO  é imprescindível adquirir um nome, uma marca, um domínio pois assim as pessoas vão lembrar de você com mais facilidade. Adquira um domínio, e adquira uma conta de e-mail. Mesmo porque você irá precisar do domínio para  hospedar seu site. Então nesse quesito vale a pena você investir.
Veja a diferença, quando a empresa do fulano de tal entra em contato com você e possui um domínio do tipo www.empresadofulanodetal.com.br, ai logo vem o e-mail, contato@empresadofulanodetal.com.br… isso sem dúvida vai fazer seu cliente assimilar, associar e memorizar o seu nome, sua marca e seu serviço. Essa é uma estratégia perfeita se aliada ao E-mail Marketing.

 

  • SEO (Search Engine Optimization)!

Você já deve ter escutado falar sobre SEO correto? Não? então se já ouviu já sabe o que é e sabe também a importância dessa técnica no Marketing Digitalporém se nunca escutou falar quero te dizer rapidamente pra que serve, como funciona e sua importância. Bom Vamos lá!

Essa sigla deriva-se de Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de buscas). Se você viu a imagem ao lado e prestou atenção no canto superior esquerdo já conseguiu captar a mensagem. HEHE isso é o Marketing hehe…
Pois bem, SEO nada mais é do que ferramentas e técnicas combinadas que vão fazer com que o seu site, blog ou pagina seja bem posicionado nos mecanismos de buscas. E hoje em dia qual o número um do mundo? Muito bem o Google rsrs … Boas técnicas de SEO, podem fazer seu negócio aparecer nas primeiras posições ou nas primeiras páginas do Google. Existem diversas ferramentas para desenvolver um SEO de responsa! Eu não vou citar nesse post muitas ferramentas pois está ficando muito grande. Irei fazer outra postagem com vídeo sobre essas ferramentas, mas posso adiantar que o próprio Google possui  inúmeras ferramentas para SEO Algumas delas são:

  1. Google AdWords;

  2.  Übersuggest;

  3. Google Trends;

  4. Screamingfrog;

  5. Google Search Console;

  6. Google PageSpeed;

  7. Majestic SEO;

  8. Ahrefs;

  9. Open Site Explorer;

  10. SEMrush;

  11. Pro Rank Tracker;

  12. WebXtool,

  13. RD Station.

Quero deixar vocês darem uma pesquisada em cada uma delas. Porém em breve  teremos um post sobre cada uma. Não deixe de assinar nossa NewsLetter e ficar pode dentro de tudo.
Quero deixar duas recomendações para você usar no seu WordPress  dois plugins que nós utilizamos e tem sido uma ferramenta de grande ajuda, o Yoast SEO e o All in One SEO Pack.  Você pode adicionar também ao seu navegador essas duas extensões SEOquake e a MozBar.

 

Galera por último pra gente finalizar essa postagem que já está gigantesca rsrs, quero falar de duas estratégias utilizadas ao meu ver como um complemento.

 

  • Displays ou Banners !

Como o próprio nome já diz trata-se de um Display ou o famoso Banner de antigamente que alguns sites exibiam em Flash. Era um anúncio em forma de uma imagem ou um vídeo com alguns dizeres, dados, gráficos e etc… algo que demonstrasse se tratar de um anúncio. Hoje em dia está muito comum o uso de Ad Networks. O que é isso? São anúncios que empresas pagam a donos de sites ou blogs, para colocarem pequenos espaços em seus sites com seu produto ou marketing. Onde esses anúncios são pagos por visitação e clicks. Geralmente essas empresas gastam para que pessoas que tem certos públicos ou seguidores possam divulgar suas marcas. Se você me perguntar se isso saiu de moda, eu te respondo, de maneira nenhuma. Sabe aqueles anúncios do Youtube que fazem os Youtubers ficarem ricos? Ou pelo menos melhor do que eram antes de serem youtubers …. hehe então aqueles anúncios praticamente são isso. Outra maneira de  usar esse tipo de Mídia é conhecendo e pesquisando sobre o Google Adsense. Você vincula anúncios de outras pessoas ou empresas em seu site e ganha uma graninha…. ou paga para os seus anúncios aparecerem em outros sites e mídias.

 

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Pessoal para o post não ficar muito longo e cansativo irei encerrar por aqui… espero que tenham compreendido a grandeza, complexidade e diversas formas e maneiras do Marketing Digital  ajudar nossas vidas hoje e nosso negócio a crescer cada vez mais.
Essa são algumas maneira e dicas das centenas ou milhares que se tem por aí. Se você conhecer essas que lhes foram apresentadas garanto que sua agência e seu negócio vai crescer demais.

Espero que tenha ajudado alguém a tirar alguma dúvida sobre Marketing Digital,  a se interessar e a desejar trabalhar com isso. Futuramente iremos falar mais afundo sobre esses meios e ferramentas apresentados em Vídeo. Estamos lançando um curso em breve estará  disponível algumas aulas e dicas 100% gratuitas.

Não deixem de assinar nossa NewsLetter curtir nossas Redes Sociais e ficar por dentro que em breve iremos iniciar uma sequencia de tutoriais e vídeos sobre Marketing Digital e Empreendedorismo. Não percam!

 

Comentem, critiquem, compartilhem e nos ajude a melhorar cada vez mais…

Um Grande abraço a Todos e Até o Próximo Post.

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