O que é necessário para ser um Web-Developer de Sucesso?

Tenho escutado em diversos grupos de WhatsApp a seguinte pergunta: ” O que eu preciso estudar para ser um Desenvolvedor Web? “

É certo que, para ser um desenvolvedor em qual área for, se faz necessário muito estudo e muita dedicação. Estar atento a diversas novas tecnologias e as tendencias atuais que o surge no mercado de TI a cada dia! Eu separei algumas dicas, alguns links e outros materiais mas antes vamos entender o que é um Desenvolvedor Web (Web Developer).

O próprio nome já diz tudo… Desenvolvedor Web é quem desenvolve ferramentas, sistemas, ou conteúdo para Web. Seja localmente por um servidor local para uma intranet empresarial ou alocado em um servidor Web ou mesmo na nuvem para acesso online. Pode ser uma página apenas, um site, um blog ou microblog, um sistema empresarial ou etc. Independente da plataforma se o mesmo vier a utilizar o navegador para ser acessado isso é um sistema Web, e esses sistemas são desenvolvidos pelos famosos Web Developers! Hoje existem centenas de ferramentas a qual se pode utilizar para desenvolver desde uma página simples de leeds(captura de e-mails ou contatos), a sistemas mais complexos e completos. Existem frameworks que facilitam, agilizam e ajudam no desenvolvimento, CMS que podem ser usados para trabalhar com a parte mais visual(isso não anula a programação por código, apenas simplifica e limita(tá facilita também dependendo do caso hehehe)) e diversas plataformas de criação de websites online, o conhecido arrasta e solta…mas é bem limitado! O segredo é conhecer algumas linguagens e algumas ferramentas. É verdade que as vezes não se precisa saber HTML para criar páginas ou sites? Sim e Não… Nos famosos sites para se criar sites apenas editando, arrastando e soltando não precisa ter conhecimento algum de HTML, porém você terá algo um pouco limitado dependendo da sua necessidade ou de um possível cliente. O ideal é ter algum conhecimento, tanto para fins pessoais quanto para alguém que quer se tornar um profissional da área. Vamos listar algumas áreas e ferramentas começando desde o principal e fundamental ao opcional. Porém para o Post não ficar muito longo iremos apenas citar e deixar no nome da tecnologia ou ferramenta um link para você se aprofundar caso seja do seu interesse.

O Html é uma “linguagem de marcação de texto” ou pelo menos era quando foi criado. Porém passou por varias mudanças, hoje na sua versão do HTML5 existem possibilidades infinitas com sua utilização. Basta deixar sua imaginação fluir e ter conhecimento das principais TAGS. Particularmente eu não considero mais o HTML apenas uma linguagem de marcação de texto, já que para qualquer sistema web ou página você vai precisar do HTML de qualquer maneira. Toda linguagem de programação tem uma documentação ou uma API a ser lida e estuda o HTML não foge a regra por isso na minha opinião eu considero que uma pessoa que saiba HTML pode ser considerado um programador.

DICA: Para que você tenha um melhor aproveitamento com o HTML é necessário que você tome um pouco do seu tempo para ler sua documentação e estudar sua estrutura e suas TAGS. Assim você saberá o que usar, como usar e quando usar. Isso deixara seu conhecimento mais avançado. A documentação do HTML pode ser acessada aqui no site da W3Schools. Iremos utilizar muito esse site, aprenda a gostar dele pois ele será seu amigo nessa caminhada.

Ao final do Post disponibilizarei uma lista para diversos cursos relacionados ao que estamos falando aqui. Você pode usar o Google Chrome para traduzir a página para o português caso não saiba inglês.

Uma ferramenta de total importância que o WD deve ter domínio é o CSS. Mais especificamente o CSS3. A ultima versão que eu vi do CSS era o CSS3, não sei se ainda é a mesma… rsrs O css nada mais é do que uma linguagem de estilização. Ou seja, ele vai dar a cara, as cores, os formatos, algumas animações, interações e etc na sua página, site ou blog. Quase todos os sites se não todos atualmente são estilizados com CSS. (Existem duas outras maneiras o SASS e LESS mas não falaremos deles pois são mais avançados). Porém é uma forma de usar um CSS sem tantas repetições. Você pode estudar sobre eles se quiser mas te recomendo deixar isso pra quando já tiver familiarizado com CSS. Como toda ferramenta descrita aqui, o essencial para conhecer é ler a documentação da mesma e se inteirar através de alguns cursos. Mas a documentação será sua melhor amiga e seu guia em quase tudo. Novamente aqui no site da W3Schools, você poderá ter uma noção e um acompanhamento mais detalhado sobre as referencias e documentação do CSS. Enjoy :=))

Essa 3ª ferramenta que quero falar é um framework, e particularmente o que eu mais gosto. Poderoso e de fácil usabilidade estou falando do BOOTSTRAP. Esse framework serve para aqueles que querem criar páginas responsivas. Mas o que é responsividade? É o site, sistema ou seja lá o que for se auto adaptar e se auto ajustar a diferentes tamanhos de telas. Ou seja, se você criar um web site e abrir ele um celular ou tablet a tela se ajustara sem que você precise dar zoom ou ajustar. Isso é muito interessante para empresas e para seu site ficar mais bem avaliado. Deixa seu site mais bonito e de fácil navegação. Além disso o Bootstrap possui outras funções, ele disponibiliza componentes diversos como botões, barras de menus, modais, ícones e uma série de animações e efeitos como javascript por exemplo. Você pode conferir a documentação dele aqui no próprio site do Bootstrap, onde você também poderá baixar o mesmo. Ou aqui no site da W3Schools. Atualmente ele está na versão 4 que possuí diversas coisas a mais, porém não testei ainda… Atualmente uso a versão anterior a versão 3. Mas nada impede vocês de testarem uma vez que a documentação é a mesma apenas aumentou algumas funções e recursos.

Esses três primeiros foram as principais ferramentas que um Futuro Desenvolvedor WEB precisa conhecer para criar sites maravilhosos. Com o conhecimento nesses três já é possível atuar como freelancer DevWeb, mas a medida que você se aprofundar em outras tecnologias e ferramentas é claro que você poderá cobrar mais pela sua mão de obra e oferecer produtos e serviços melhores, o que irá te destacar entre outros Devs.

Agora vamos falar de tecnologias e ferramentas adicionais que se você quiser ser um profissional completo é bom conhecer elas, pois lhe darão uma gama de oportunidades e uma infinidade de opções em suas páginas e em seus sistemas.

Você com toda a certeza e sem sombra de dúvidas já ouviu falar de JavaScript, jQuery, PHP, MySql, WordPress, Joomla ou Drupal? Muito bem, essas são ferramentas muito úteis e poderosas que podem mudar toda a cara de um site ou sistema. Vamos falar um pouco sobre algumas delas. Mas como já disse, você precisa procurar conhecer elas.

JavaScript não é Java. Não tem nada a ver com Java se não o nome… ou o começo dele. JavaScript é basicamente uma linguagem de programação baseada em scripts. JavaScript esta na categoria de linguagem para FrontEnd. Ah esqueci de falar… Existem duas categorias para desenvolvimento WEB ou Desenvolvimento de Sistemas… o FrontEnd e o BackEnd. Basicamente o FrontEnd é o que você vê na tela… o BackEnd é o que você não vê ou seja, é o código que dá as funcionalidades ao site ou sistema. Vamos resumir assim, FrontEnd … Html, Css, Bootstrap, JavaScript e jQuery. Pois esses dão aparência e interatividades visuais. BackEnd Php e MySql. o Php é também uma linguagem de Scripts porém ele tem um poder de dar funções a diversos componentes bem como interações e outras funções. Porém o PHP só funciona do lado do servidor diferente do JavaScript. Você poderá se inteirar disso na documentação do PHP. Pois bem, entendido isso vamos continuar. O JavaScript cria funções de interações e animações que são exibidas ao usuário, ele também envia mensagens, interage com o usuário e faz diversas coisas. Você pode ver mais sobre ele no próprio site clicando aqui, onde você irá aprender mais sobre ele, ou no site da W3Schools para exemplos e aulas. Você também encontra sobre o JavaScript e algumas animações aqui no site do Bootstrap.

Já o jQuery é um framework do JavaScript e serve pra quase a mesma finalidade porém com redução de códigos. Vale a pena estudar esse framework pois com toda certeza ele te ajudará muito e deixa seus sites e sistemas mais top e muito mais digno de respeito. A documentação você poderá achar no próprio site citado acima ou aqui no W3Schools também. Uma das vantagens exorbitantes dele é que você obtém efeitos visuais incríveis com menos código! Massa né? Então para de ficar moscando e vai estudar isso pra deixar suas páginas mais top. Sem dúvidas você irá atrair mais clientes.

E por último e não menos importante, aliás, agora vamos falar de uma linguagem que combinada com tudo isso que já dizemos pode fazer verdadeiros “MILAGRES” no desenvolvimento WEB. Estou me referindo ao PHP. Meu amigo, tudo que eu tenho a falar pra você sobre o PHP é o seguinte… Ele é o cara no mundo do desenvolvimento WEB, recentemente eu descobri que você consegue até criar um script para envio de sms… hehehe é isso mesmo sabe mensagem de celular? Então, isso se chama sms… o Php envia sem pagar nada… Existem outras linguagens de BackEnd que também fazem isso, mas o PHP é muito ninja nesse quesito. A documentação do PHP você pode baixar ela em português… Top dos Top Né? Mas não para por aí… Pela documentação dele você consegue aprender demais e ver exemplos… Vou deixar logo o link aqui, é só clicar e baixar em português… Nesse link aqui você poderá escolher e efetuar o download da versão a qual queira trabalhar. Mas vamos parar de enrolação e falar logo de PHP? Então seguinte… Php é uma Linguagem de Programação Orientada a Objetos que nem o Java… porém com php você cria scripts para incorporar a suas páginas. Scripts de mensagens apresentada ao usuário, condições, funções…meu é muita coisa pra falar aqui… você tem que estudar essa paradinha… kkkkk Caso você queira e eu imagino que vai querer, poderá conhecer mais sobre o PHP aqui no site da W3Schools. O Legal é que pelo próprio PHP você consegue fazer integração na sua aplicação com o Banco de Dados. O mais usado no momento é o que iremos falar. O MySQL. Ele é o mais escolhido porque é muito simples de usar, gratuito e se você usa o Wamp, Xampp ou Lamp ele já vem integrado junto com o PHP.

Esse é o site oficial do MySQL, aqui você pode escolher diversos plugins que ele disponibiliza pra cada Linguagem Escolhida e pra cada tipo de Projeto também. Você também pode baixar drivers para IDE’s, versões, SGBD’s, e para quem não sabe ainda(afinal esse post é para iniciantes) SGBD é o gerenciador do banco de dados… é na verdade a interface gráfica dele, com recursos e diversas opções. Ou se você preferir pode usar ele por linha de comando no Prompt de comando do próprio Windows ou no Terminal do Linux. A documentação dele você encontra aqui nesse link e aqui você escolhe sua versão para download. Talvez você goste desse gerenciador o WorkBench já na versão para 32-64 bits.

PS: Lembrando que se você esta usando Lamp, Wamp ou Xampp Server não precisa ele já vem junto. Clique nos links acima para conhecer sobre cada um deles caso não conheça e efetuar o download com exceção do Lamp que é para Linux.

Detalhe Importante: A maioria dos sites disponibilizados aqui neste Post está em inglês, se você não sabe Inglês sugiro duas coisas. A 1ª é estudar kkkk a 2ª é traduzir seu site pelo navegador do Google Chrome caso não tenha baixe aqui.

Galera para o Post não ficar uma Bíblia hehehe vou apenas colocar os links para os CMS mais usados no mercado o WordPress, o Joomla e o Drupal. Só clicar aí nos nomes e você será redirecionado para a página deles, porém mais á baixo irei colocar cursos dos mesmo ok? Lembrando que existem muito conteúdo na WEB. Esses foram uns dos que eu usei quando estava iniciando. Acredito que você não precise gastar dinheiro com cursos. A menos que queira algo mais completo ou alguma especialidade.

Então vamos ao que interessa: …. ! :=))

Curso de HTML5 o mais atual do mercado!

Curso de CSS3 SASS e LESS estilização de páginas Html!

Curso de JavaScript Curso de JavaScript muito bom.

Curso de jQuery um Framework de JavaScript.

Curso de Bootstrap e Curso2 já com um pouco de Php e WordPress.

algumas opções diversas e em Inglês.

Curso de MySql Banco de Dados.

Cursos de Drupal.

Curso de WordPress.

Curso de Magento (outro CMS ótimo para Lojas Online)

Curso de Joomla. Curso do Youtube!

Por fim irei por aqui dois cursos do YouTube para quem quer aprender Inglês.

Inglês Winner e o primeiro que eu fiz o ExpertSchool Online.

Escrevi de uma forma bem simples para entenderem. Tenho outros dois Post que vocês podem conferir Qual a Necessidade dos Profissionais de TI no Brasil e Por que os Profissionais de TI estão sendo Prejudicados no Brasil.Se você gostou dessa postagem compartilha aí com seus amigos, comenta, critique mas deixa algum feedback beleza? Obrigado por lerem um grande abraço e sucesso na sua carreira.

Fui … até a próxima!

Comente esse Post.