profissionais de TI

Qual a necessidade dos profissionais de TI no Brasil!?

Olá Pessoal!
Não é novidade para ninguém que nós os profissionais de TI brasileiros somos os mais cobiçados pelo mundo! E também não é novidade que aqui no Brasil somos os que mais sofrem. Ah! mas você pode me dizer que aqui é a área que mais emprega…! Sim, é! Porém é a área que mais exige também, por isso sofremos. Mas esse é o assunto do meu outro post, caso queira ler ele é só clicar aqui!
A grande questão é: Os Profissionais de TI brasileiros estão realmente qualificados para o mercado de trabalho?
Eu posso dizer que apenas 20% estão. Pois são poucos os que possuem alguma certificação(não que isso seja necessário), além disso são poucos os que falam inglês em um nível de intermediário a avançado. E por sua vez apenas 60% possuem a quantidade de tempo de experiência em carteira exigido pelas empresas hoje em dia. Mas … então como saber se eu me encaixo no mercado tecnológico do país?
O primeiro passo é saber em que área você atua de uma forma independente e com domínio. A segunda coisa e não menos importante é você verificar as vagas para sua área no mercado e se elas são compatíveis com suas habilidades. Na grande maioria das vezes, algumas vagas pro nosso perfil, exigem demais, e até mesmo além do nosso perfil. Nesse caso o que devo fazer?
Bom…! Agora começa a ficar interessante… Hehehe!
Sabemos que quase todos os dias, surgem novas tecnologias, novas ferramentas, novos frameworks(no caso dos desenvolvedores), novas API’s nesse ramo e etc. Então devemos estar sempre atentos as inovações, pois cada vez mais as empresas querem profissionais atualizados. Posso dizer que o diploma de faculdade é bastante exigido, algumas certificações também, e com certeza conhecimentos e varias, mas varias áreas…! Conheço profissionais que ainda não cursaram uma faculdade mas sua vasta experiência em determinada área já lhe acarretou em oportunidades em grandes empresas. É raro, mas acontece aqui no Brasil. Ainda mais com algum tipo de indicação ou “padrinho”.
Pensando nisso, eu resolvi mais uma vez dar uma ajudinha para quem está começando, assim como eu um dia comecei e tive que me virar. rsrs
No meu antigo Post, deixei inúmeras dicas, e hoje quero fazer igual porém mais detalhado e voltado pra área da Programação. Todos sabemos que o Inglês é fundamental e na maioria das vezes fator principal para uma contratação. Mas sempre vem a questão: Cursos de Inglês no Brasil além de caro, não se aprende nada…! Em termos é verdade, mas em tudo depende do aluno e da dedicação. Eu falo Inglês Intermediário e nunca fiz um curso pago. Estudo por conta própria com as diversas ferramentas que a internet me dá. Para abrir nossas listas quero começar por como e onde aprender Inglês de forma gratuita e eficiente.
A três anos atrás eu conheci um canal que me ajudou muito, o canal da Professora Ellen Fernandes, ela tem muitas dicas de forma rápida e prática. Não vou dar todas as dicas sobre o Inglês pois no canal da Ellen você vai aprender. Vale a pena conferir e se inscrever. Além do canal da Ellen eu conheci o Canal do Inglês Winner, que contém níveis básicos, intermediário e Avançado. Vale apena pois esse camarada dá muitas dicas e diversas apostilas. Além disso o Youtube em sí, ensina tem diversas formas e diversos vídeos. Uma excelente ferramenta. Dica: Eu baixei todas as aulas, converti para mp3 e joguei no meu celular. Aonde vou, escuto. Isso ajuda demais. Existe também uma série bem curta de apenas 4 episódios que me ajudou bastante, é do canal Academia do Inglês.
Aposto que todos vocês tem uma conta no NetFlix, e assistem diversos filmes em português… ótimo bom passar o tempo, mas porque não passar o tempo aprendendo? Parem de assistir coisas dubladas, passem a assistir com idioma nativo(Inglês), e legendas também em Inglês. Além disso uma dica super importante é: Programadores, não mandem o Google traduzir a página do seu Framwork. Hehehe, deixem em inglês mesmo e testem sua leitura. Forcem galera se não vai levar muito tempo para você falar, escrever, entender e assimilar o idioma. Por último quero deixar duas ferramentas simples mais poderosa demais. Uma delas é o Rosetta Stone. Um software pago, onde você baixa os cursos do idioma que quiser, instala e aprende. São diversos módulos e diversos cursos. Com ele eu consegui aprender Alemão, Italiano, Espanhol, Inglês, Hebraico e Árabe. E atualmente estou iniciando Francês e Holandês. Vale a pena Investir. Os cursos você encontra gratuitos para down na Internet, porém o Software é pago. A última opção que eu uso até hoje e aprendo me divertindo é o Duolingo, ele possuí uma didática bem interessante e possuí diversas dicas de gramática. Só não fala outros idiomas hoje quem não quiser.
Agora chegou realmente a parte que eu queria … Hehehehe!
Quero deixar uma lista de cursos gratuitos na área de programação. O primeiro deles é o site do Udemy, o que mais me ajudou e tem me ajudado até hoje. Aqui você encontra cursos de todos os tipos na área de Ti e programação, além de contar com diversos idiomas, e preços que variam de $10 a $200. Mas pode ser pago em reais. E sempre há promoções e cursos grátis. Vale a pena. A seguir segue uma lista de cursos na área de programação totalmente gratuitos.
Cursos em Diversas área e em Java.
Downloads de Ebook para Java EE 7 JSF e PrimeFaces
Diversos Livros para Download em Todas as Área de Programação
Curso de PHP Básico e Avançado Html5 Completo (20 aulas)
Html em 1 Hora (22 aulas) Curso de Bootstrap 3
Curso Completo de JavaScript Curso Completo de jQuery
Curso de Angular Angular2 Curso Básico de Magento
Desenvolvimento para Android Desenvolvimento para IOS
Curso de WordPress Básico Banco de Dados MySQL
Curso de Less Curso Completo de CSS3
Curso de Java Completo Diversos para Desenvolvedor Loiane Groner
Galera todos os cursos são gratuitos e só precisam fazer um cadastro para poderem realizar os mesmos. Espero que mais uma vez, eu tenha ajudado alguém que assim como eu um dia iniciou na programação bem “Nubie” sem saber de nada. Mas espero que vocês alcancem o sucesso profissional assim como eu estou alcançando.
Quem quiser procurar emprego na área tem esse site do WallJobs.

Comente esse Post.